Poupar gás (e água) com o esquentador de água quente

Sempre pensei que isto fosse senso comum, mas sempre que vou a casa de alguém com esquentador de água quente reparo que a grande maioria das pessoas faz uma má utilização destes equipamentos. “Má” no sentido de desperdiçar recursos.

A maioria dos esquentadores permite controlar a entrada de gás e a entrada de água tal como nesta imagem:

WP_20160119_15_47_24_Pro

Note-se é como os símbolos da imagem não são muitos esclarecedores sobre o que cada controlo faz. Do lado direito parece indicar a “temperatura”, mas na verdade é o caudal da água (menos água = mais quente).

1º Cortar na água

Deve-se começar sempre por regular a entrada da água antes de regular a entrada do gás. Isto porque alterando o caudal, altera-se também a temperatura com que a água sai do esquentador.

No meu caso, reduzi o caudal para o mínimo (temperatura para o máximo). A pressão da água é suficiente para tomar banho e como tenho uma cabeça de chuveiro económica, dá para regular de forma a ficar com jactos ainda mais fortes.

Se, no mínimo, a pressão for demasiado fraca, é ir subindo pouquinho de cada vez até ficar aceitável.

2º Cortar no gás

A forma menos inteligente de usar água quente é pô-la bem quente e depois misturar água fria porque está quente de mais. Curiosamente, é o que muita gente faz!

É importante perceber que o esquentador não se regula sozinho consoante abrimos ou fechamos a quantidade de água quente durante o banho. Ou está ligado(e no máximo) ou está desligado.

Assim, a melhor forma para regular o esquentador é diminuir a quantidade de gás de tal forma a que a água quente saia na temperatura certa para o banho, sem ser preciso misturar água fria.

Tal como com o caudal da água, aconselho a reduzir tudo para o mínimo e testar. Se for fria de mais, soube-se um pouquinho e repete-se o teste. Desta forma todo o gás está a ser utilizado a 100%.

Coisas interessantes para hoje:

8things

Anúncios

2 thoughts on “Poupar gás (e água) com o esquentador de água quente

  1. Uma ótima dica!. Eu também tenho esse cuidado e mas raras as pessoas que o têm por falta de conhecimento. O desligar a chama piloto (naqueles mais antigos) também podem trazer poupanças na casa dos 60€ por ano. 😉

  2. Olá!
    Será que alguém pode me ajudar, estou em Portugal há pouco tempo e nunca usei este tipo de aparelho.

    Gostaria de saber qual é a forma mais econômica de usá-lo, que tipo de regulação preciso fazer? Posso enviar foto do meu esquentador!

    Obrigado

    Rubens

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s