Poupar gás (e água) com o esquentador de água quente

Sempre pensei que isto fosse senso comum, mas sempre que vou a casa de alguém com esquentador de água quente reparo que a grande maioria das pessoas faz uma má utilização destes equipamentos. “Má” no sentido de desperdiçar recursos.

A maioria dos esquentadores permite controlar a entrada de gás e a entrada de água tal como nesta imagem:

WP_20160119_15_47_24_Pro

Note-se é como os símbolos da imagem não são muitos esclarecedores sobre o que cada controlo faz. Do lado direito parece indicar a “temperatura”, mas na verdade é o caudal da água (menos água = mais quente).

1º Cortar na água

Deve-se começar sempre por regular a entrada da água antes de regular a entrada do gás. Isto porque alterando o caudal, altera-se também a temperatura com que a água sai do esquentador.

No meu caso, reduzi o caudal para o mínimo (temperatura para o máximo). A pressão da água é suficiente para tomar banho e como tenho uma cabeça de chuveiro económica, dá para regular de forma a ficar com jactos ainda mais fortes.

Se, no mínimo, a pressão for demasiado fraca, é ir subindo pouquinho de cada vez até ficar aceitável.

2º Cortar no gás

A forma menos inteligente de usar água quente é pô-la bem quente e depois misturar água fria porque está quente de mais. Curiosamente, é o que muita gente faz!

É importante perceber que o esquentador não se regula sozinho consoante abrimos ou fechamos a quantidade de água quente durante o banho. Ou está ligado(e no máximo) ou está desligado.

Assim, a melhor forma para regular o esquentador é diminuir a quantidade de gás de tal forma a que a água quente saia na temperatura certa para o banho, sem ser preciso misturar água fria.

Tal como com o caudal da água, aconselho a reduzir tudo para o mínimo e testar. Se for fria de mais, soube-se um pouquinho e repete-se o teste. Desta forma todo o gás está a ser utilizado a 100%.

Coisas interessantes para hoje:

8things

Anúncios

3 thoughts on “Poupar gás (e água) com o esquentador de água quente

  1. Uma ótima dica!. Eu também tenho esse cuidado e mas raras as pessoas que o têm por falta de conhecimento. O desligar a chama piloto (naqueles mais antigos) também podem trazer poupanças na casa dos 60€ por ano. 😉

  2. Olá!
    Será que alguém pode me ajudar, estou em Portugal há pouco tempo e nunca usei este tipo de aparelho.

    Gostaria de saber qual é a forma mais econômica de usá-lo, que tipo de regulação preciso fazer? Posso enviar foto do meu esquentador!

    Obrigado

    Rubens

    1. TENHO UMA CALDEIRA FAGOR GAS NATURAL QUE TEM MAL FUNCIONAMENTO QUAZE TODOS OS DIAS, TECNICOS OU CHAMADOS TECNICOS NADA RESOLVEM E DIZEM QUE TENHO QUE MUDAR DE MARCA.
      COMO NAO ACREDITO RESOLVI CONTACTAR COM UM AGENTE QUE EMPREGA VERDADEIROS TECNICOS PARA VER SE DE UMA VEZ PARA SEMPRE FICO COM A CALDEIRA A TRABALHAR COMO ANTES. CASO POSSIVEL GOSTARIA DE TER O E MAIL DE UM DOS TECNICOS PARA VER SE RESOLVO O MEU PROBLEMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s