Respirar

Quando se ensina alguém sobre yoga e meditação, o primeiro passo costuma ser a respiração. Saber fazer uma respiração abdominal é, por si só, uma arte com um impacto profundo na nossa saúde e estado mental. Há dezenas de técnicas yogis para exercícios e meditação que se baseiam fundamentalmente em controlar a respiração de diversas formas.

Já aprendi muita coisa sobre o assunto mas ontem, ao ler uma passagem do livro “Do nothing & Do Everything: An Illustrated New Taoism”, encontrei a descrição mais linda e poética sobre o respirar. Aqui fica :)

“Uma respiração adequada é a chave para a auto-cura e para o controlo da ansiedade, oferecendo curas espantosas do nosso corpo pela nossa mente. Não há muito que possas fazer para controlar o teu coração, ou o estômago, ou os intestinos, mas podes usar os teus pulmões tanto consciente como inconscientemenete, deliberadamente ou automaticamente. Os pulmões funcionam em duas direcções; eles são a ligação entre o consciente e o inconsciente. Os lugares mais belos do mundo são os lugares onde dois fenómenos se encontram: a costa marítima, onde o oceano salpica a areia, as margens dos rios, onde a água salpica a terra.

A respiração pode ser a mais bela função do nosso corpo, pois na respiração o consciente toca o inconsciente. Podes estabelecer formas de respirar que fazem o teu sistema nervoso voluntário afectar o teu sistema nervoso involuntário.

Na respiração, os dois mundos de fazer-tudo e fazer-nada tocam-se e produzem faíscas transparentes, brilhando acima das nossas frequentemente escuras e ansiosas mentes. Podes fazer tudo para mudar o ritmo e a profundidade da tua respiração; ou podes não fazer nada e deixar o Universo respirar através de ti.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s