Thoreau

gh46HsKJá vi aqui e ali, por várias vezes, citações que gostei bastante do Henry D. Thoreau. Há uns tempos atrás tive a curiosidade de ir espreitar um pouco e conhecer melhor o homem, já que ao reler o Tao do Pooh (um dos meus livros favoritos), ele é citado como um Taoista disfarçado ;)

Fiquei espantado! É mais um que nasceu fora de época. Para além de escrever sobre natureza e ecologia (quando ainda nem existiam essas categorias na escrita), a sua postura na vida e no mundo encaixa como uma luva naquilo que idealizo. A cereja no topo do bolo é a sua ligação à simplicidade e ao minimalismo.

Estou prestes a acabar o livro Walden, um relato de uma época em que viveu numa minúscula cabana na floresta, rodeado pela natureza ao lado de um lindo lago. Nada mais do que observação, filosofia e apreciação da simplicidade e beleza que é a vida.

Assim que acabar vou espreitar o seu Civil Disobedience, um livro que inspirou pessoas como Gandhi e Martin Luther King Jr.

Nem por acaso, hoje encontrei um artigo escrito pelo criador do Pinterest, onde ele fala sobre o que seria um Thoreau da vida moderna. Super interessante, recomendo :)

Para terminar, deixo-vos com mais umas frases :)

“The price of anything is the amount of life you exchange for it.”

“If one advances confidently in the direction of his dreams, and endeavors to live the life which he has imagined, he will meet with success unexpected in common hours.”

A man is rich in proportion to the number of things he can afford to let alone.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s