Ser livre

Uma das coisas que gosto mesmo nesta casa onde estou (e de onde saio ainda este mês) é o quintal, praticamente aberto para a vizinhança.

Gosto de ver como estes gatos de bairro vivem por aqui, saltando de casa em casa, telhado em telhado, quintal para quintal, sem barreiras. E na verdade, não há barreiras, excepto aquelas que nós, para nós, criamos. Os gatos não conhecem essa coisa de “minha casa”, “meu muro”, não existem divisões ou fronteiras. (sim, também estou a par que os animais têm territórios, mas são coisas diferentes).
Uma das gatas que por aqui anda (chamamos-lhe Juliana, não perguntem), costuma vir cá passar umas horas. Gosta de visitar o nosso quintal, deita-se à sombra, vai aproveitando a companhia e depois vai embora. É assim, tudo livre, tudo partilhado.

Ontem à noite fui acampar, começar a conhecer melhor um terreno que me irá ocupar bastante nos tempos que aí vêm. Hoje acordei com o nascer do sol e enquanto apreciava a paisagem, uma gralha passou a voar, bem la em cima. Voava de uma árvore para outra, com “saltos” de quase 1Km de distância. Estava a imaginar como seria a perspectiva lá de cima, como será que a gralha “organiza” o espaço… ou será que não organiza? Afinal de contas, com viagens de 1Km só para mudar de árvore, nem vale a pena… E o que será que pensa ela de nós? Cá em baixo, fechados nas nossas caixas, nos nossos rectângulos, a pensar em limites, bordas e fronteiras, no que é meu e no que é teu…. quando ela tem o mundo todo… e, tal como os gatos, o mundo todo é a sua casa…

Ah sim, o ser humano… esse ser livre…

Bird Flying over the Fogged Sky

Deixe uma Resposta

