Pode a natureza mudar-nos a vida?

(Se calhar a pergunta em si é uma falácia… afinal de contas, o que é a vida senão uma parte da natureza? E assim sendo, quem teria mais capacidade de mudar vidas, senão a própria natureza?)

Nem só livros, como o Ismael, conseguem provocar esse efeito de sairmos à rua desnorteados. Há acontecimentos, aprendizagens, pessoas, que conseguem fazer exactamente o mesmo. Conseguem provocar tais abanões e expansão mental, que é inevitável que a vida permaneça a mesma.

Tive a sorte de ter mais um desses abanões com as recentes aprendizagens de agricultura natural e permacultura. A sério? Plantar alfaces é assim tão à frente? :P

De facto, não se trata daquilo que fazemos com a natureza, mas aquilo que ela nos ensina, quando nos dispomos a percebê-la, observá-la, cuidá-la… e entendemos que não estamos a lidar com nada mais do que nós mesmos.

Entender o nosso lugar neste gigante ecossistema e ver que estamos sujeitos às mesmas leis, mesma evolução, condicionantes e liberdades, é algo de fantástico que nos leva numa viagem de um auto-conhecimento diferente daquele que sempre estudei.

Principles-Flower-icon200Sabemos que algo tem destes efeitos em nós quando, no dia a dia, ao fazermos aquilo que sempre fizemos, damos por nós a ver as mesmas coisas de sempre de novas e diferentes perspectivas. Pensamos diferentes e agimos diferente. Porque de facto, como o formador de permacultura disse “Um permacultor só o é, quando aplica a permacultura a ele mesmo.”

Fiquei tão inspirado com tudo isto que tinha que partilhar. Na verdade, apetece-me partilhar bem mais. Tenho tentado manter este blog livre de assuntos demasiado específicos, daí criar outros blogs. Provavelmente, irá acontecer o mesmo, um blog apenas para a vida e natureza :)

Extras

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s