Saber fluir – uma lição

No passado domingo fui assistir a um belo pôr-do-sol no topo de Portugal, algo que já não fazia há muito tempo. O cume da Serra da Estrela estava sossegadinho, sem turistas, sem lojas, sem carros, absolutamente nada, apenas silêncio.

Enquanto via o sol descer lentamente e o céu a mudar de cores, a dada altura ouvi um pássaro no céu. Algo estranho, porque lá no topo não há muitos pássaros, visto não haver árvores. Mas o que me chamou a atenção foram os sons do pássaro, que pareciam de urgência, de alguém que estava em apuros e precisava de ajuda. Olhei para cima e vi o pássaro a uns 10 metros de altura (o que, lá em cima, faz um total de 2km e 10 metros de altura :p), a lutar para voar. Este final de tarde estava ventoso e o pássaro estava no sítio errado, a voar contra uma enorme corrente de vento. Ele batia as asas com toda a força a tentar voar para a frente, mas o vento empurrava-o para trás e o resultado era que não se mexia para lado nenhum.

bird flys against the wind

Por alguns segundos pensei que ele ia perder as forças e o vento ia atirá-lo para longe, mas o que vi a seguir foi uma pequena lição de vida.

Sabendo que com o seu tamanho e força não poderia ganhar contra aquele vento, o pássaro simplesmente fechou as asas, mergulhou a uma velocidade incrível em direcção ao chão e pouco antes de bater, voltou a abri-las e voou junto ao chão, onde o vento não se sentia.

E saber fluir na vida é isto.

Quantas vezes gastamos tanta da nossa energia a luta contra algo, a bater com a cabeça nas paredes. E insistimos e insistimos… sem perceber que o caminho não é por ali, ficando cada vez mais desgastados e frustrados.

Mas o caminho também não é ser vítima, deixar que o “destino” nos atire para qualquer lado.

Saber fluir é saber fazer como este pássaro, reconhecer aquilo que não funciona e, tal como a água, encontrar um caminho alternativo, um caminho que flua sem esforço.

brucelee_water

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s