mudar o conceito de “semana”… só porque sim :)

Se há coisas boas para a plasticidade do cérebro, mudar hábitos e padrões de comportamento são sem dúvida algumas delas. Em Março escrevi um artigo só sobre esse assunto.

Hoje trago uma ideia ainda mais interessante, que li no blog Stepcase Lifehack. Mais do que alterar alguns comportamentos ou experimentar fazer pequenas coisas de forma diferente, que tal experimentar mudar algo bem mais enraizado como a noção do tempo, ou neste caso, o conceito daquilo que é uma “semana”? Não, não vamos fazer experiências hipnóticas de distorção do tempo. O Lifehack sugere algo bem mais simples: fazer com que a nossa semana comece ao domingo em vez de ser à segunda-feira.

Estamos tão habituados a ver a semana “de segunda a domingo”, com um fim de semana de dois dias, que tentar alterar esta perspectiva e a forma como vemos a nossa semana não é tarefa fácil, mas parece-me algo que possa ser muito interessante experimentar :)

Originalmente, todos os calendários tinham o domingo como primeiro dia da semana, mas com o passar do tempo foram-se alterando. Alguns deles ainda preservam esta formatação e para quem usa calendários digitais, pode provavelmente configurá-los para assim ser também (já fiz isso no meu google calendar).

Embora o Lifehack sugira fazer uma semana de trabalho de Domingo a Quinta, deixando a sexta e sábado livres para outras coisas, acho que isso é difícil para quem esteja a trabalhar inserido num trabalho “normal”. Mas também não vejo que seja impedimento para fazer esta experiência. A simples alteração “psicológica” de que a semana começa ao Domingo parece-me suficientemente interessante para trazer algumas alterações. Não é interessante ter um dia de descanso no final da semana e um dia de descanso/preparação no início? Pelo menos acaba-se com o conceito terrível da “segunda-feira”.

Quero manter os meus domingos livres, mas vou experimentar tratá-los como início de semana e fazer, pelo menos, alguma preparação do trabalho que vem (como por exemplo, a revisão semanal de GTD).

Podem ler o artigo completo aqui: Get the Most Out of Your Week by Starting it on Sunday, onde estão mais algumas sugestões, prós e contras e etc :)

Advertisements

4 thoughts on “mudar o conceito de “semana”… só porque sim :)

  1. Apartir de agora as minhas semanas vão começar ao Domingo… de tarde. lol
    Agora a sério, já tinha lido o artigo, e concordo que realmente os meus Domingos seriam muito melhor aproveitados se fossem uma preparação para a semana seguinte, como tu dizes. Vou tentar por isso em prática e ver os resultados ;)

  2. Perde-se o terrível conceito de Segunda-feira/ Domingo à noite, mas não o ganharemos no Sábado à noite/ Domingo de manhã? :p
    Eu já costumo utilizar o Domingo para a preparação da semana seguinte, tenho é de pensar que na “semana seguinte” como “o resto da semana” ;)

    1. Não, é diferente porque o domingo continua a ser um dia “livre” e não com os horários rígidos de segunda-feira. Bem como o ambiente geral do mundo à tua volta é completamente diferente ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s